8º dia: Maracajaú – São Miguel do Gostoso (RN) (60 km)

Nosso oitavo dia de viagem foi o oposto do dia anterior. O dia amanheceu chuvoso e nublado e terminou com sol de rachar o quengo. Acordamos cedo para tomar o café da manhã, mas chegamos a pensar que a chuva não nos deixaria sair de Maracajaú. Arrumamos tudo, fechamos os alforjes, lubrifiquei as bicicletas, e ficamos esperando. De repente, as nuvens e a chuva desapareceram, então partimos.

Seguimos pela estrada de barro que sai de Maracajaú e contorna uma região de dunas. É um belo lugar, mas a passagem de bicicleta não é das mais fáceis, tem que empurrar às vezes. Não dava para ir pela praia pois a maré estava alta. Passamos as dunas e seguimos por estradão de barro vermelho, molhado pela chuva, e com muitas costelas de vaca. Passamos pela localidade de Pititinga e continuamos pelo barro vermelho. Parecia que a gente pedalava em Marte. Alcançamos a rodovia para Zumbi e descemos para essa vila. Novamente, estrada de barro vermelho até a rodovia de Rio do Fogo.

Entramos na cidade e paramos para comprar água gelada e comer paçoca. Seguimos por estradão de barro vermelho e muito mais costelas de vaca. Na localidade de Carnaubinha, começa estrada de paralelepípedos, também dura de percorrer. Enfim, asfalto até o início da cidade de Touros. A maré estava começando a baixar, mas como o asfalto se distancia do litoral para depois voltar, decidimos seguir pela praia. Já dava para pedalar com alguma dificuldade e dava para ecnomizar alguns quilômetros.

Logo chegamos à famosa Ponta do Calcanhar, uma praia em ponta, com cerca de dois quilômetros de pedras na areia e um farol. Mesmo com maré baixa, não é fácil passar por ali, mas a paisagem vale a pena. Cruzamos a Ponta do Calcanhar e, logo após, avistamos da praia o marco do km zero da BR-101. É, a rodovia que corta o país começa logo ali na Ponta do Calcanhar.

Mais a frente, na localidade de Cajueiro, saímos da praia e fomos para a estrada asfaltada, pois aqui ela segue junto ao mar. Passamos por São José e logo chegamos a São Miguel do Gostoso, nosso destino de hoje, com 60 km percorridos.

Almoçamos lagosta em um bar na praia, a um preço acessível, e depois procuramos pousada. Lavamos as bicicletas e fomos tomar banho de mar e fim por hoje.