3º dia : João Pessoa – Baía da Traição (61 km)

Terceiro dia de cicloviagem. Acordamos às seis e vinte, pois viajar de bicicleta é quase um tipo de trabalho, tem que produzir quilômetros todos os dias e a maré não perdoa.

Depois do café da manhã, partimos pela ciclovia do Cabo Branco, e seguimos por Tambaú, Bessa, Intermares, Areia Vermelha e Camboinha, pelas ruas mais próximas do mar e evitando a rodovia. Chegamos no cais do barco-ônibus às nove e vinte, dentro do que pretendíamos, pois o barco sai de hora em hora e a gente queria pegar o de dez da manhã, para aproveitar a maré baixa do outro lado.

Colocamos as bicicletas na lateral do barco-ônibus e atravessamos para Lucena. Seguimos alguns km pelos paralelepípedos, mas logo saímos para pedalar pela praia. Nessa região, a praia fica excelente para pedalar, na maré baixa. Chegamos ao famoso Rio Miriri, que só se consegue atravessar na maré baixa. O rio tem forte correnteza e ocupa grande área na maré alta.

Maré baixa, a corrente é forte, mas o rio é raso. Atravessei uma vez sem bicicletas e sem nada para ver a profundidade e o melhor trajeto. Voltei, tiramos os alforjes, atravessei com uma bicicleta, voltei e peguei a outra bicicleta. A terceira travessia, fizemos juntos, eu e Baga, cada um com seus dois alforjes. Depois, um bom banho de Rio Miriri para relaxar.

Seguimos e passamos pela praia da Campina. A gente estava com pouca água, mas achamos melhor nem parar e aproveitar a maré e a praia pedalável, e seguimos direto para a Barra do Mamanguape. Fizemos o contorno da pontinha e entramos pelo remanso, onde ficam os barcos. Logo encontramos Joelson que contratamos para a travessia. O barco dele é largo e estável, e com capota para proteger do sol. Ele costuma fazer travessias de ciclistas. Disse que ontem atravessaram sete ciclistas e que às vezes atravessam até trinta de uma vez.

Apesar de longa, foi uma travessia confortável e segura, até fizemos um lanche de bananas e biscoitos dentro do barco. Descemos na praia de Coqueirinho, compramos água e, como a maré já estava enchendo, seguimos pela estrada de barro até a Pousada das Ocas, na Baía da Traição. Almoço, banho de mar e piscina, lavar as bicicletas e fim do dia.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
João Pessoa – Baía da Traição

One thought on “3º dia : João Pessoa – Baía da Traição (61 km)

1. Miririçoca? 😂
    Esse primeiro barco era um verdadeiro navio em comparação aos outros. E esse que tinha até capota, uma belezura.