O alemão

DSC_0258

Sobre o alemão. René tem nome francês, mas é alemão. Diz que os pais adoram a França e colocaram nomes franceses em todos os filhos. René me escreveu pelo Warmshowers e disse que tinha quatro semanas para fazer Salvador – Fortaleza pelas praias. Dei algumas dicas de praias, pois já fiz o trajeto. Quatro semanas é mais do que suficiente para esse percurso, pois fiz Recife – Salvador em nove dias e Recife – Fortaleza em treze dias. Portanto, ele poderia fazer esse percurso curtindo bem mais do que eu.

Eis que René chega em Recife um pouco antes do previsto. Isso não é problema, o quarto estava disponível. O estranho foi que ele veio mais rápido do que o necessário. Por exemplo, ele estava em São José da Coroa Grande e veio direto para Recife, por rodovia, e perdeu um monte de belas praias e lugares para curtir.

Perguntei a ele porque não viera pelas praias, como havia planejado. Disse que queria chegar logo em Fortaleza, tem uma amiga lá, e que só tentou pelas praias durante um dia, achou difícil.

A bicicleta dele era uma das piores da Caloi. Comprara em Salvador, e era muito baixa para a altura dele. Ele mandou colocar um imenso canote, mas a posição de pedalar devia ser muito desconfortável. Na Alemanha, ele possui uma boa bicicleta mtb e uma excelente bicicleta de cicloturismo.

Por um lado, isso exemplifica algo que falo com relativa frequência: dá para fazer viagens de bicicleta com qualquer equipamento. O ciclista pode demorar mais, ou sofrer mais, ter mais dificuldades, mas nada impede a viagem em um equipamento inferior, ou barato.

Por outro lado, mostra que muita gente sai para uma viagem sem ter feito nenhum estudo sobre trajeto, condições das estradas e dos lugares, clima, marés, praias, lugares interessantes, etc. A viagem funciona, mas um pouquinho de estudo a tornaria mais agradável e proveitosa.

Outro ponto que observei em René, e em Catarina e Inácio, Warmshowers que passaram aqui antes de René, é a pressa sem sentido. Pressa e cicloturismo não combinam. Em geral, esses que planejam pouco, terminam por se apressar e pular lugares muito interessantes. Dá um certo desespero neles, sei lá, pensam mais no objetivo final que no trajeto. Na viagem de bicicleta, o percurso é mais importante que o destino. Catarina e Inácio iam passar direto sem conhecer Olinda. Consegui convencê-los a ficar mais um dia e eles visitaram Olinda com minha irmã e adoraram. O alemão passou direto por Olinda. De que serve isso? Essa pressa?

De todo modo, talvez pela enorme diferença cultural entre nós, entre mim e René, não entendi muitas coisas. Para quê um alemão vai se mudar da Alemanha para o Canadá, Vancouver? Ele me disse que Vancouver tem muitas montanhas em volta, ele não conhece a cidade, e que ele gosta de montanhas. Ora, a Alemanha tem os Alpes ali pertinho. Sei lá. Talvez, minha opinião, para ficar o mais distante possível da família, quem sabe?

Outro ponto curioso: eu conheço aspectos da Alemanha que ele não conhece, e ele conhece lugares no Brasil que eu não conheço. Por exemplo, ele não leu Werther, de Goethe, nem sabia que esse livrinho provocou uma onda de suicídios na Alemanha da época. Ele conhece o Delta do Parnaíba e os Lençóis Maranhenses, viagens que eu ainda vou realizar. De todo modo, pela própria origem europeia e relativa riqueza, ele já viajou muito mais do que eu, na forma convencional, sem bicicleta, e conhece muitos países que não conheço.

O dia que ele passou lá em casa também foi esquisito. Ele disse que iria visitar Olinda e o centro antigo do Recife, mas passou o dia descansando no quarto e só saiu para correr no final da tarde. Não viu nada de Recife nem de Olinda.

Enfim, para registro, os mais recentes warmshowers que passaram aqui foram Catarina e Inácio, argentinos, rota Salvador – Natal, Caio e Perla, da Paraíba, rota João Pessoa – Arapiraca, e agora René.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s